quinta-feira, 30 de abril de 2009

Europa sem grana

Vou ser sincera: essa coisa de viver no exterior tem seus altos e baixos. A verdade é que nunca tenho dinheiro pra fazer nada, mas sempre estou inventando alguma coisa pra fazer. Por isso, sempre entro o mês seguinte no negativo e nunca tenho dinheiro pra fazer nada. As pessoas acham que só porque estou morando na Europa estou rica. Sou obrigada a dizer: nunca estive mais pobre em toda a minha vida. Sinais disso? Tenho só uma calça jeans. Todas as outras que eu trouxe rasgaram. Meu tênis está começando a apresentar sinais de exaustão (leia-se, meu dedão em pouco tempo vai começar a aparecer). Percebi ontem quando saí na chuva que minha bota está rasgada... lógico que percebi isso depois que meu pé já estava todo molhado.

Ok.... é tudo uma questão de escolha. Mas prefiro gastar meu pouco dinheirinho viajando para lugares legais e tomando uma cerveja no fim de semana do que comprando roupas. E como disse no início, a vida aqui tem altos e baixos e os altos consistem basicamente dessas viagens e pequenas saídas bos fins de semana. É lógico que se tivesse um pouco mais de dinheiro isso tornaria as viagens ainda melhores, mas ainda assim afirmo que é possível se divertir com poucoo dinheiro na Europa. Exemplos? Nas grandes metrópoles, a maioria dos pontos turísticos é de graça. Estive em Paris e não gastei um centavo pra ver Notre Dame, a Sacre-Coeur, a Torre Eifel, o Arco do Triunfo. Além disso, em Londres os museus são de graça. Transporte? Sempre vale a pena pesquisar antes pra saber se a cidade tem alguma "promoção" pra turistas.... Em Paris é mais barato comprar 10 tickets de metrô de uma vez só. Em Londres tem vários esqueminhas de transporte também. E sempre há opção de andar pela cidade... bater perna mesmo. Se perder, se encontrar e descobrir lugares super legais que você não conheceria se seguisse apenas as rotas turísticas normais.

A verdade é que viajar pela Europa não é caro. Há companhias aéreas de baixo custo e sempre é possível arranjar um albergue baratinho pra ficar. Os trens são super confortáveis mas caros, pelo menos aqui na Alemanha. Ônibus é uma opção que pode durar mais um pouco, mas custa pouco dependendo da época do ano e das distâncias que desejamos percorrer. Enfim... sanduíches e chocolate na bolsa são obrigatórios pra não gastar um dinheiro desnecessário comendo no aeroporto ou nas estações de trem.

Enfim... tudo isso apenas pra dizer que estou voando pra Berlin amanhã, cheia de esperanças para um fim de semana promissor. Essas viagens sempre levantam o meu humor e não há dinheiro no mundo que pague isso.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Amiga...
    Você pode até estar com apenas uma calça jeans... e uma bota rasgada...
    Mas o que vc ta adquirindo dessas viagens valem mais que qualquer roupa no mundo...
    E é óbvio que você sabe bem disso...

    Hoje to com saudade de você...
    Na verdade sinto saudade todos os dias... mas hoje ta mais forte...
    Não tem nada de novidade em minha vida... nada de ruim ou bom acontecendo para que eu possa te contar e ganhar um conselho sempre valioso... Mas sei lá... eu queria estar agora com você tendo uma de nossas conversas, rindo de nada...
    Te amo...

    ResponderExcluir
  3. bem vinda ao prazer da geografia! HJAHAHAHHAHA
    Essa coisa de se perder e se encontrar é a o que me faz ter vontade de continuar vivo sabia... e aqueles que acham que pra viajar (não só pra Europa, mas pra qualquer lugar) precisa ter milhões de reais no bolso então é porque tem preguiça de sentar a bunda numa cadeira e procurar na internet boas opções de mobilidade.

    saudadeeeeeeeeeeeeees =)

    ResponderExcluir