sábado, 18 de abril de 2009

Medo, nazis e a mídia

Estava há algum tempo com vontade de voltar a escrever um blog, mas ainda faltava uma motivação maior. Hoje, lendo o jornal, essa motivação veio por duas pequenas notas no jornal. A primeira, ameaçava a minha segurança e a segunda era uma nova notícia sobre um assunto também noticiado numa pequena nota há algumas semanas.

Primeiramente, devo dizer que ler o jornal na pequena cidade alemã que eu moro é uma experiência diferente de ler "O Globo" no Rio de Janeiro. Comecei a ler o jornal para melhorar o meu alemão e no início o lia com o dicionário do lado. Hoje, embora não conheça todas as palavras, consigo entender bem as notícias. Aprendi a gostar de política, até porque está é a única parte interessante do jornal... O resto fala sobre eventos da cidade e das redondezas e outras pequenas coisas inúteis. Koblenz, a cidade onde moro, é bastante pacífica. Quando alguém é assaltado ou um carro é roubado, vira notinha no jornal. Foi dessa forma que li hoje a notícia que me apavorou completamente. Um alemão-romeno foi espancado por um grupo de neo-nazi as quatro horas da manhã no bairro onde moro. Nos cinco meses que moro aqui foi a primeira vez que senti um medo de sair na rua semelhante ao que as vezes sentia no Rio. Aqui, quando saio a noite, volto cantando ou conversando em português com uma das minhas amigas brasileiras. Um ato simples que pode colocar minha vida em risco...

Enfim, a segunda "notinha" no jornal, falava sobre as causas da morte de um manifestante morto pela polícia em Londres no dia da cúpula do G20. Me lembro que uma semana antes da cúpula do G20, o jornal só falava disso. Páginas e páginas explicando sobre o G20, os países participantes, as expectativas sobre a cúpula desse ano que "mudaria os rumos da economia mundial", Barack Obama, Angela Merkel, Sarkozy. No dia seguinte à reunião o jornal estava lotado de notícias e fotos dos presidentes, primeiros ministros e primeiras damas. E uma pequena nota noticiava que um manifestante havia sido morto por um policial numa demonstração contra o G20. Sério, queria entender o motivo pelo qual o jornal enche uma página com a foto das mulheres do presidente dos EUA e da França, comentando sua elegância e outras coisas completamente supérfluas e gasta apenas algumas linhas noticiando a morte de um manifestante por um policial! Não me conformo com esse tipo de parcialidade da mídia! Um policial matou uma pessoa! Isso deveria estar na capa do jornal e não numa pequena nota...

Enfim... por hoje, deixo apenas esses dois comentários para reflexões futuras. É interessante perceber o quanto a mídia manipula as informações e tentar enxergar o que está por trás da maneira como as notícias são entregues ao seu "público alvo".

4 comentários:

  1. olha só a Carol, gostando de política e revoltada com a midia! Falei que você tava mudando, eu disse... rs
    Mas sério, fico feliz de você ter outra perspectiva dessas coisas, que aí devem ser certamente muito mais interessantes do que aqui.
    Continue escrevendo, pra eu poder te acompanhar nem que seja assim! hehehe

    ResponderExcluir
  2. 30 mil nas ruas de Londres com bandeiras "anti-capitalism"... eis o motivo pra assassinarem um manifestante!

    ResponderExcluir
  3. Carolzinha,

    Minha solidariedade com relação às suas reflexões quanto à mídia. Solidariedade de ex-jornalista.
    Também não saberia te dar as respostas agora, na lata, mas acho que já quer dizer alguma coisa eles chamarem leitor de público "alvo".

    Bjs.

    ResponderExcluir