quinta-feira, 23 de abril de 2009

Sobre "ser cult"

Ontem assisti o novo filme do Charlie Kaufman "Sinedoque - New York". Ok... já comecei o post sendo cult-bacaninha e assumindo que todo mundo sabe quem é Charlie Kaufman e fazendo quem não sabe se sentir um completo idiota... Mas essa era a idéia porque é exatamente disso que quero falar. Charlie Kaufman é o roteirista de "Adaptação", "Quero ser John Malkovich" e "Brilho eterno de uma mente sem lembranças". Virei fã dele depois de assistir esses três filmes e depois descobrir que seus roteiros geniais tinham sido escritos pela mesma pessoa. Por isso mesmo, assisti "Sinedoque - New York" na maior expectativa. Afinal além de ser "um roteiro do Charlie Kaufman" é o primeiro filme dirigido pelo mesmo. Minha opinião sobre o filme? Chato, longo e pretencioso. Assumo que fiquei metade do filme esperando o filme melhorar e algo de surpreendente acontecer, mas depois de uma hora e meia de filme, percebi que o filme era aquilo mesmo. Quando terminei de assitir o filme, minha primeira reação foi entrar no fórum do Charlie Kaufman para confirmar meus medos. Os cult-bacaninhas de plantão estavam lá elogiando massivamente o filme com palavras difíceis e espressões que provam o quão cultos eles são.


Me revoltei! Por vários motivos. O primeiro é que eu simplesmente não suporto gente que só entende de um assunto pra discutir com pessoas que entendem do mesmo assunto. (Ahn?) Eu explico... isso é muito comum no meio do cinema, mas vejo isso acontecer em outros meios também. Odeio pessoas que acham que entendem tudo de cinema e só discutem cinema com quem "está no nível delas". E pra medir esse nível elas fazem isso que eu fiz no início do post. Um diálogo típico começaria com uma frase bastante parecida com a que eu comecei este post:

- Você viu o filme novo de fulano de tal?

Essa frase na verdade significa "Se você não conhece fulano de tal, não tem cacife suficiente pra discutir cinema comigo". As pessoas as vezes parecem se esquecer que os seres humanos "normais" não vêem filmes por causa dos diretores. Isso é coisa de cinéfilo (e dessa gang, sim, estou passando a fazer parte). Elas parecem esquecer que nem todo mundo viu todos os filmes do mundo e que isso não torna a outra pessoa menos merecedora de opinião sobre os filmes que ela viu. Seria algo do gênero... você só pode discutir "Slumdog Millionaire" comigo (que ficou mais popular porque ganhou um Oscar) se você conhece um número x de diretores... caso contrário, sua opinião não vale de nada pra mim. Eu sei! É absurdo! Mas conheço muita gente assim... e não só com filmes, mas também com livros e outros "objetos de consumo" cultural.


Não estou dizendo que as pessoas não tem que ler ou assistir filmes interessantes! Mas acho que se você adquire um conhecimento ao invés de ficar gastando saliva em disputas de ego com pessoas que sabem tanto quanto você, deveria dividi-lo com quem não tem acesso a isso. Como assim? Do tipo, toda vez que falo do Charlie Kaufman como falei aqui no início e me olham com uma cara de "quem?", eu dou a explicação que dei aqui. Se a pessoa não assistiu nenhum desses três filmes, o que eu faço é emprestar um deles pra ela, ou assistimos junto e depois discutimos o filme. Acho mais interessante saber qual a reação das "pessoas comuns" aos filmes do que a opinião dos consumidores de cultura.


Chego então ao segundo momento da minha revolta: Porque fazer um filme assim????? Sério... eu li as críticas e até entendi tudo o que ele quis dizer com o filme, mas é um filme que obviamente não vai atingir o grande público porque fala de questões profundas através de uma linguagem confusa: ou seja, um filme destinado eternamente círculos de discussão cult-bacaninhas. Sério... o filme é tão chato que eu sei que nenhum ser humano normal aguentaria assistir ele até o final. E mesmo que a pessoa seja persistente como eu fui, vai chegar no final do filme com a sensação de duas horas perdidas na vida. Me lembrei de "Encontros e desencontros", outro clássico cult-bacaninha dirigido pela Sofia Copolla em que não acontece nada. Me lembrei ainda de "Cidade dos Sonhos", um filme do David Lynch que você assiste e tem que recorrer a umas 15 resenhas na internet pra entender o que era aquilo... Cinema não é isso! Não pra mim! É lógico que o cinema tem que levar reflexão ao seu público, mas pra isso ele precisa chegar ao público... Quando um diretor resolve ser sofisticado demais na "construção de uma linguagem poética" que corrobore com o conceito do filme, o filme fica chato e impossivel de ser entendido. E exatamente por isso se torna um sucesso "cult". Porque se você foi capaz de entender aquele filme, você é um cara que tem conceito pra discutir cinema. Fala sério!

5 comentários:

  1. Concordo plenamente com vc amiga!
    Acho que esses cults-bacaninhas não passam de burgueses formadores de opinião...
    Pessoas pedantes que se acham superiores por entender mais de cinema do que os "mortais" ou "normais" como vc mesma disse... Mas aposto que se vc for falar com eles sobre a Política ou sobre a economia, ou ainda sobre as coisas fúteis e divertidas da vida a maioria vai ficar com cara de tacho! rsrsrs
    Fico feliz em saber que vc ta virando uma deles sem ser nojenta como eles!
    Mais um motivo pra eu amar vc! rsrsrs
    Bjs amiga... saudade das nossas conversas!
    Ps.: Eu ando meio melancólica sim... Pensei até em parar de escrever no blog por um tempo pra ver se eu melhoro, mas acho que escrevendo eu diminuo um pouco o meu comportamento estranho! rsrsrs
    T amo, saudades!
    Bjks

    ResponderExcluir
  2. Assisti hoje o filme e fiquei meio zonzo. Primeiro porque fica muito difícil saber o que é real e o que não é, segundo que o filme é arrastado , repetitivo e confuso. Até entendo o pessoal lá da sessão que saiu no meio, mas por mais estranho que seja o filme tem umas cenas que marcam , e incrivelmente acho que eu veria de novo pra tentar sacar melhor... Seria eu um aspirante a cult-bacaninha? Vou pensar sobre isso.

    ResponderExcluir
  3. amigaaaa
    adorei o post!!!!!!! eu nem vi esse filme mas tenho certeza q iria concordar com vc. nd mais chato do q vc ter um conhecimento somente pra ficar na masturbaçao mental de "ah, como eu sou foda nisso", ao invés de compartilhar com outros e adquirir mto mais pra si e pro mundo!
    saudades imensas!!!!! bjsss

    ResponderExcluir
  4. corrobore, é uma palavra cult-bacaninha...:P
    nao vi ao filme, mas concordo com o q vc disse sobre os cult-bacaninhas...
    bjs!

    ResponderExcluir
  5. olha, eu tenho que vir em defesa do cult-bacanismo (pelos motivos óbvios): todos nós cometemos esses erros, oras. somos, querendo ou não, os tais formadores de opinião e, felizmente ou infelizmente, fica na nossa mão repassar o conhecimento. E aí é que está o problema...
    porque de que adianta anos de faculdade de cinema, conhecer vários filmes e estudar sobre a linguagem se no final das contas você não consegue ter uma boa e simples conversa com os seus amigos sobre isso?
    bons eram os tempos em que as lonas exibiam os filmes pro povão ver e, aí sim, entender ou não. distribuição é o essencial, tem que rolar.
    do mais, me amarro no nosso cult-bacanismo (que não é o cult-bacanismo deles)!
    BEIJOS E SAUDADES!

    ResponderExcluir