quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Post da madrugada

Ligo a televisão para pegar no sono. Jô Soares entrevistando a Xuxa. Trailer do novo filme da Xuxa com a Sasha - isso mesmo, a Sasha - no papel título do filme. Xuxa conta que o filme é baseado em um livro que a escola da Sasha indicou para a menina ler quando estava na 3a série. Xuxa diz que o autor do livro está na platéia. Quem é o autor do livro? Pedro Bandeira.

[início do parágrafo para explicações] Pedro Bandeira era meu autor favorito na minha infância. Não li todos, mas li a grande maioria dos livros dele. A Coleção dos Karas. A Marca de Uma Lágrima... enfim, desnecessário citar nomes. Quem leu Pedro Bandeira na infância sabe do que eu estou falando. Acho que Pedro Bandeira está para crianças "nerds" assim como o Seya está para as crianças "normais". Ih... comecei a rotular, e sou obrigada a desconstruir os rótulos antes que me joguem pedras. Mas enfim, passei minha infância inteira sendo chamada de "C.D.F" e "Cabeção" na escola simplesmente porque gostava de ler, enquanto as crianças ditas "normais" estavam na frente da televisão. Mas enfim, isso seria quem sabe uma questão para outro post. Não é por isso que escrevo hoje e sim para falar sobre o Pedro Bandeira [fim do parágrafo para explicações]

Dadas as devidas explicações, sou obrigada novamente a me revoltar. Sério... foi necessário que a XUXA aparecesse no programa do Jô para que o Pedro Bandeira fosse visibilizado como um grande autor infantil. E o pior, o Jô só o convidou a sentar na poltrona (ao lado da Xuxa, claro) na segunda parte da entrevista. Agora fico com um sentimento muito ambíguo ao saber que meu autor infantil favorito vai finalmente chegar ao "grande público" através de um dos filmes da Xuxa com mil famosos. É triste pensar que meu ídolo de infância vai ficar para a posteridade assim...

E pela primeira vez desde os meus cinco anos de idade tenho vontade de ir ao cinema assistir um "filme da Xuxa".

3 comentários:

  1. Amo o Pedro e fico ainda mais feliz com a declaração dele de que a Sasha é uma negação como atriz. Depois de ofender a língua portuguesa escrevendo "sena" em vez de "cena" nada mais me interessa nessa criança. Espero que as crianças de hoje leiam mais esses livros conforme fizemos e, se me perguntarem quem raios foi "Seya", vagamente poderei responder. Desliguem a TV a vão ler um livro, por favor.

    ResponderExcluir
  2. Odeio o Pedro Bandeira
    Na infancia ate gostava dele ate ler os originais das adaptaçoes dele.
    A marca de uma lagrima é a verção "MALHAÇÃO" de Cyrano de Bergerac

    fora isso
    Sasha é uma negação como atriz²

    e é realmente uma pena que os escritores so tenham reconhecimento qdo a grande midia precisa deles

    ResponderExcluir
  3. Incrível, Carol! Concordo com vc... e pode deixar que vc terá companhia para o cinema, ok? Eu também adoro o Pedro Bandeira, me identifiquei muito com seu texto e adorei a história do livro! Beijos!

    ResponderExcluir