domingo, 26 de julho de 2009

Filme "de menino" e filme "de menina"

Ontem, não sei bem o porquê, veio a minha mente uma reflexão no mínimo curiosa: Porque meninos gostam de filmes de aventura e meninas gostam de musicais, quando o problema principal de ambos os gêneros é o mesmo - a questão da verossimilhança.
Me lembro que há alguns anos um namorado me levou para assistir 007 e depois de dez minutos de filme eu queria desesperadamente ir embora do cinema: pra mim era impossível assistir um filme em que o personagem cai de um avião, sai esquiando e sobrevive feliz. Aquilo era muito surreal pra mim. Meu namorado me obrigou a ficar até o final e assistir mais alguns "absurdos" do gênero.
Como revanche, levei o mesmo namorado para assistir Chicago. Ainda na porta do cinema, ele protestou "Ah, não! Musical eu não gosto! Aquilo não faz nenhum sentido. As pessoas estão na vida normal delas e do nada um começa a cantar e surgem bailarinos e a vira tudo uma festa. Não... não dá!"
Pois é... agora a minha questão é a seguinte: porque as mulheres gostam de musicais, mas não conseguem engolir a falta de realismo dos filmes de ação e os homens agem de maneira contrária? Ambos os gêneros NÃO SÃO sustentados pela realidade. Qual a diferença crucial que faz os homens gostarem mais de um gênero e as mulheres de outro?

Não sei a resposta... mas devo deixar registrado que eu continuo não gostando de 007... mas meu ex-namorado adorou Moulin Rouge e Chicago.

6 comentários:

  1. Taí uma boa reflexão!

    Saber pq eles gostam de aventura e nós de musicais, é fácil...os hormônios explicam! A fuga da realidade é fato em ambos os gêneros, contudo nos musicais vêm a tona o romance, o amor e isso atinge tanto a nós mulheres qto aos homens em proporções distintas.

    D qq forma, nós vamos continuar achando os filmes d ação deles mto surreais, mas eles fatalmente vão gostar de mtos dos nossos musicais e comédias romanticas.

    ResponderExcluir
  2. Pra mim musical requer uma certa paciência para entrar na história mas depois você vai vendo a beleza , já os "007s" são o contrário , você entra fácil e depois tem que ter paciência para ir até o final.

    ResponderExcluir
  3. Não acho que um musical requer paciência, pra mim é a forma de indústria cinematográfica mais pueril que pode existir!

    Coloque uma mulher bonita dançando, uma história com morte e algum amor e uma trilha sonora cativante que o público engole igual bolinha de homeopatia, tão usual quanto as explosões e helicópteros bondianos!

    A diferença é que os pseudo-críticos podem comentar não só fotografia,figurino e maquiagem do filme como o repertório (Smell like teen spirit em MR) e a "apresentação" dos atores...

    Mas no fim td a msm bobajada e cada vez mais "filmes de meninos e filmes de meninas", eles sabem como fazer para uma mulher achar que aquela história idiota pode ser a dela e que o cara ache possível saltar de um prédio em chamas e comer 30 agentes secretas...

    "Somos todos uns bossais"

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Bom, eu tb não sou mto fã de 007. O meu maior problema é q todas as historias dele são basicamente iguais (Uma mocinha, uma malvada bonitinha q seduz ele, um vilão foda q ele mata rapidamente mas q na verdade é pau mandado e um vilãozão que quase mata ele mas ele foge no final e mata o vilãozão e come a mocinha)

    Porém amo mtos filmes de ação, principalmente de super herois. Acho que elesservem p/ fazer a gente não pensar...

    Já quanto a musicais, eu sou mais o que apaixonada!
    O engraçado é que o meu namorado tb gosta de musicais (o que vai contra o gosto da maioria dos meus amigos heteros e acho que tem alguma influencia sua nisso hehehe).

    Acho que ambos são filmes interessantes para realmente fazer a gente sair da realidade...

    ps: É a Bia, tirei meu outro comentario pq tava todo escrito errado!

    ResponderExcluir
  6. Pois é, olha como o mundo é doido.
    Eu sempre amei o 007 E OS MUSICAIS! Mas pra mim os melhores filmes sempre foram (e sempre serão) os de ficção, destaque para Indiana Jones. E veja que bizarro, nem é tão ficção assim.
    É sempre a mesma questão, como você disse, mas o ponto de vista muda... e quando muda, não dá pra achar uma explicação geral (maldito movimento humanista!).

    Enfim, 007 continua sendo clássico, Indiana Jones continua sendo perfeito, Moulin Rouge continua me fazendo chorar e George Lucas viverá pra sempre. FATO.

    ResponderExcluir