quarta-feira, 10 de junho de 2009

Por que voltar pro Brasil???

Acho que desde que cheguei na Alemanha uma das coisas que eu mais ouço é "Você quer voltar pro Brasil? Porquê??" Pois bem, achei então que era uma boa idéia escrever um post no meu blog deixando registrado os motivos pelo qual quero voltar para o Brasil.

Primeiramente, devo deixar claro que não sou nacionalista. Nunca fui e acho essa história de nacionalismo uma palhaçada. Acho a bandeira do Brasil feia. Nos jogos do Brasil na Copa, ficava na cozinha fazendo caipirinhas e pipoca. Enfim, porque voltar pro Brasil?

Qualquer pessoa que já morou no exterior sabe que "não há lugar como o nosso lar". Mesmo que nos sintamos deslocados da cultura nacional, tem algo nela que faz parte da gente. Como assim, Carol? Olha, quem me conhece sabe que eu odeio praia, pagode, funk e calor. Ainda assim, me sinto mais carioca do que européia. Tem coisas que fazem parte da gente e nenhuma outra cultura vai substituir isso. Pra começar, a lingua. A gente cresce ouvindo português. Aprende a se expressar nessa lingua e consegue entender quase tudo que as outras pessoas falam relativamente bem. Por mais que se fale uma segunda ou terceira lingua fluentemente, uma pessoa nunca vai se expressar tão plenamente numa outra lingua quanto na sua lingua materna. Ok, mas isso não é motivo o suficiente, já que eu posso morar fora do país e continuar me comunicando em português a maior parte do tempo (através de msn, orkut, blog, skype). Segundo motivo: a comida. Gente, frutas e legumes na Europa não tem gosto de nada! Alemão só como pão, batata e linguiça. Ok... exagero meu. Mas pra quem estava acostumada a café de verdade todo dia de manhã, a comprar frutas na feira e comer um feijãozinho uma vez por semana, a alimentação aqui é chocante. Tem suas vantagens: os chocolates são maravilhosos, as cervejas também. Os vinhos e champagnes baratíssimos. Mas nada disso compensa o prazer de tomar um suco de abacaxi com hortelã num dia de calor.
Pra quem ainda acha que tudo isso é besteira, chego ao meu terceiro motivo: a cultura. Os alemãe são MUITO certinhos. Mesmo. De vez em quando chega a ser invejavel a auto-disciplina deles, mas aí você percebe que eles são assim o tempo todo. Exemplo: aqui na Alemanha pedestre não pode atravessar quando o sinal pra eles está vermelho, mesmo que não venha nenhum carro. O que acontece? Eles não atravessam. Aí você fica lá, que nem um idiota, atrasado, esperando na rua vazia o sinal abrir. Não aguento isso! Pode parecer besteira, mas esse exemplo do sinal valhe para cada aspecto da vida deles.
Enfim... tem coisas que só se entende morando fora, mas a verdade é que independente de pra que país da Europa você vá, você será sempre mais um terceiro-mundista tentando a vida no primeiro mundo e eles sempre te olharão dessa maneira. Você sempre será considerado inferior por não ter nascido na Europa e não ter tido as condições básicas de ensino e cultura que eles tem. E tem que ter muita paciência pra ficar se provando pra todo mundo o tempo todo. Paciência nunca foi das minhas maiores qualidades, portanto volto pra casa.

7 comentários:

  1. AEEEEEE!! Apoiada!
    Tem que voltar mesmo, as coisas nunca serão como no nosso lar... e apesar de saber disso eu ainda tenho o sonho de conhecer todo o planeta. Mas enfim, sonhos para um futuro ainda distante. Nesse exato momento nós temos que aproveitar, ficar com os nossos amigos e, quando a oportunidade aparecer, agarrar com todas as forças!

    saudades de você amor, não vejo a hora de te encontrar pra gente sentar no bar, beber e você contar tudo que aconteceu por aí =)

    ResponderExcluir
  2. Acho q concordo mto com mta coisa q você disse...E entendo perfeitamente o quão irritante é essa pergunta, pior ainda é vc aqui, morando ja a um tempo ter q ficar ouvindo: Mas vc não quer voltar a morar lá? PQ?!(A pessoa te olha como se vc fosse um EtÊ)

    No meu caso o que pesou mais foi ofato que a maioria dos europeus é extremamente metódico, e apesar de muitas vezes, simpaticos, prestativos e educados eles continuaram sendo na sua maioria bem frios pra mim e isso faz MTA diferença.

    Só acho q vc começou a grande empreitada por ser uma pessoa "partida" pq nunca o Brasil é a Europa e a Europa é o Brasil. Vai ter aquele pedaço de cinza e branco europeu q fica marcado na gente...E isso é quase sempre ótimo!Pq afinal ser internacional é mto melhor q ter uma só "patria" hehehehe

    T espero aqui com mtas saudades!!

    bjks

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente! Só mesmo quem viveu fora do Brasil para poder concordar contigo. Eu lembro como as pessoas ficavam aborrecidas quando eu falava que queria voltar para casa e tudo mais. Bem, como já dizia uma das músicas de Maria Rita "...coisa que gosto é poder partir sem ter planos, melhor ainda é poder voltar quando quero". Só na prática, vivendo do lado de lá do atlântico como nós, para saber dar valor ao regresso! Beijos querida, se cuida!

    ResponderExcluir
  4. Oi Carol!
    Encontrei seu post no google e me caiu como uma luva. Traduziu exatamente o que penso e sinto. Também quero voltar. Tenho medo de sentir saudade daqui, mas acho que nunca será como o vazio que sinto nesta terra fria.
    Eu também fiz um blog
    www.ponteparaalemanha.blogspot.com
    Adoraria trocar mais idéias com vc, mas nao achei seu email.
    Me adicione no Skype para conversarmos!
    Estou como lucianafazan
    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Ola Carol!!!Concordo com vc em alguns aspectos.Bom,ja vivi 5 anos na Italia e agora estou em Atenas ha 4 anos e meio.Tambem tenho um blog e conto hitorias de brasileiros e estrangeiros que vivem no exterior.Comeco esta semana a fazer uma enquete sobre o Por que de voltar para o Brasil? Um abraco. wwwblogdagoreth.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Compreendo perfeitamente...
    estou na europa há 12 anos... Isso ainda me mata... A questão do sinal fechado numa rua livre... se vc passa te olham de uma maneira que vc se sente um criminoso... ( Quero voltar para o Brasil, mas ainda tenho dúvidas por estar vendo muitos colegas que foram e se sentiram completamente não adaptados) Mesmo com muita força de vontade se entregaram e acabram por voltar pra Europa. Mas como a gente acha que pra nós poderá ser diferente... Penso seriamente em voltar dentro de 6 meses. Contudo deixo aqui uma portinha aberta!... rsrsrs...

    ResponderExcluir
  7. Eu odeio o Tempo na Alemanha ....chuva , frio , frio chuva usw , tenho certeza que todos os brasileiros que estao aqui nao voltam pra casa,porque tem receio , de voltar "derrotados" vem p ca sonhando com vidao, e tem que comer pao alemao todo dia, e ter uma vidinha miudicre e sem sol , sem vida , muitos cai em depre e so penso , em suicidio , essa e a realidade desse pais , sem sol

    ResponderExcluir