quarta-feira, 13 de maio de 2009

Revolver - Side A

Um quarto vazio. Uma mesa no meio do quarto. Uma caixa vazia sobre a mesa. Grande o bastante para colocar todos os objetos de valor e guardá-los em algum lugar seguro. A caixa fora decorada cuidadosamente com frases, recortes e fotos como que para lembrá-la da importância das coisas que seriam guardadas ali dentro. Ela olha para dentro da caixa vazia fixamente. Ao No chão, ao lado da porta, uma vitrola. Ela anda até a vitrola, abre sua tampa, limpa a agulha com um sopro leve e coloca o disco para tocar. "One, two, three, four".

Um homem tosse. Ela ri. Ela anda até a mesa e sua caixa vazia. Seus pés descalços estão sujos. O chão de madeira está coberto por uma leve camada de pó e por onde ela passa, ficam as marcas de seus passos. A caixa continua sobre a mesa, como uma criança ansiosa a espera de seus presentes de aniversário. Ela olha novamente para a caixa vazia."Ahhh... look at all the lonely people".

Ela fecha os olhos e lembra-se de sua mãe. Da maneira como ela sempre havia lhe dito que objetos não faziam a menor diferença e que ela devia se desapegar do mundo material. Sentiu sua mãe lhe abraçando. Abriu os olhos. Ao lado da caixa o velho casaco de lã de sua mãe. Ela pega o casaco com cuidado, o dobra e o coloca dentro da caixa. Lembra-se de sua infância numa pequena cidade do interior quando passeava de mãos dadas com seu pai e sua mãe. A mãe de tranças e vestindo aquele mesmo casaco. O pai com seu olhar compreensivo a colocava nas costas quando suas pernas não aguentavam mais andar. E ela ria... "Please don't spoil my day, I'm miles away..."

Sobre a mesa, uma foto dele nas costas do pai que ela olha carinhosamente e coloca dentro da caixa, sobre o casaco da mãe. Olha para o quarto vazio. Lembra-se de quando se mudou para aquele apartamento. Do quão feliz estava pela sua "liberdade" conquistada. Enxerga-se sentada ao meio das caixas com uma garrafa de vinho, rindo. Ao lado da caixa decorada, vê o chapéu que usava no dia da mudança e o coloca dentro da caixa junto com os outros objetos. "Each day just goes so fast, I turn around it's past".




Sente seu olho encher-se lentamente de lágrimas ao ver-se com aquele mesmo chapéu sentada jantando naquela mesma mesa redonda com seu ex namorado. Os dois brindam com vinho tinto e se beijam. Ela rouba uma batata do prato dele. Ele tira o chapéu da cabeça dela. Ela sacode a cabeça pra ajeitar o cabelo. Riem. "To lead a better life, I need my love to be here".

Com os olhos turvos pelas lágrimas ela vê uma rosa vermelha ao lado da caixa. Olha para a rosa. Se enxerga num canto do quarto, sentada, chorando. Uma rosa despetalada está nas suas mãos. A sua volta, além das pétalas da rosa, cacos de um espelho despedaçado, sangue e uma garrafa de vinho caída. Ela bebe um pouco de vinho no gargalo e ri, apesar de lágrimas escorrerem de seus olhos. Coloca então a rosa dentro da caixa. "And our friends are all aboard".

Olha para o mesmo canto do quarto onde se viu caída há pouco. Seu melhor amigo está lá, ao seu lado. Ela chora deitada no seu colo. Ele acaricia seu cabelo. Ela não se move. "She said I know what it's like to be dead".

Olhando novamente para a mesa, ao lado da caixa está um baralho. Ela ri e fecha os olhos. Lembra-se dos inúmeros dias em que aquela casa esteve cheia de amigos jogando sueca naquela mesa. Muitas cervejas. Riem muito. Ela coloca o baralho na caixa e a fecha. Na vitrola, o disco acabou de tocar. Ela deixa a caixa sobre a mesa e sai. Na sala do apartamento vazio apenas sua mala e um par de botas. Senta-se na mala e calça botas nos pés sujos. Pega então sua mala. Sai do apartamento e tranca a porta. Caminha pelo corredor vazio e entra no elevador. Na saída, deixa a chave com o porteiro, avisando para entregá-la ao proprietário do apartamento. Sai do prédio sem olhar para trás.

3 comentários:

  1. Poxa....
    Bela descrição de um dia tão expressivo amiga!
    E pode deixar que na sua volta eu cuido da sua bagunça!
    T amo!

    ResponderExcluir
  2. Que chique escutar o melhor álbum dos Beatles numa vitrola. =D Tinha até esquecido esta questão de lado A e B. Aguardo a escritura do lado B; deve ser mais alegre, com Good day sunshine...
    mas alguma coisa me diz q vai acabar com uma viagem de LSD...
    bjs!

    ResponderExcluir
  3. Amiga!
    Não tava dizendo unicamente de fé religiosa...
    Estava falando de qualquer tipo de fé, como por exemplo a fé nas pessoas....
    Vc não tem fé nem na amizade?
    Mesmo que vc não tenha todos os seus amigos do seu lado pelo menos um deles vai estar lá por você... Não necessáriamente o mesmo amigo sempre, Mas você sempre terá alguém!
    E é esse tipo de fé que nos conforta...
    Tem também a fé em sí mesmo....
    Essa então é a melhor e mais importante...
    Vc por exemplo tem fé na cerveja! rsrsrs
    Vc sabe que eu fico brava com isso... mas eu te amo... e entendo os seus motivos!
    Bjs

    ResponderExcluir